Eça de Queirós chega à geração do século XXI como um dos maiores escritores da Literatura Portuguesa. É dito que tem uma obra bastante rica, com uma qualidade excepcional, mas fica-se por aí. Daí que a maior parte dos alunos do Ensino Secundário apenas lê uma obra de Eça quando esta faz parte do programa do 11ºano - Os Maias. A seguir a uma penosa primeira abordagem à obra, ávida em descrições, a maioria dos leitores opta pelas versões resumidas da obra. Concluindo, não é dado o devido valor a Eça de Queirós.
Para contrariar a aversão dos jovens pelos autores da velha-guarda, nós, Martini, decidimos captar a atenção dos jovens para o escritor e, em especial para a obra que estamos a analisar pormenorizadamente, "Os Maias".
Pelo facto do tema da segunda fase do projecto PTEscolas ser "escritores portugueses", optámos por um escritor com provas dadas, com alguma utilidade no contexto da crítica social em alturas de parca ou relativa liberdade, relegando por isso autores demasiado contemporâneos, tudo isto enquanto encontrámos novas formas de vivenciar/relatar a vida e obra do escritor.
Após vários debates, achamos que a escolha lógica seria Eça de Queirós, pois este encaixava no perfil traçado. Quanto às "novas formas de vivenciar/relatar a vida e obra do escritor", poderão encontrar mais informações nos outros posts, acerca de certas experiências Queirosianas...
Até!
. Video da Nossa Comunidade...
. Representantes do Distrit...
. É o Fim!
. Vídeo
. “Os Maias – Episódios da ...
. Logotipo
|